Faça uma busca
 
 

En altar de otros dioses

09.Novembro.2016
 

No altar de outros deuses –

Imagens e cenas da intimidade

 

Cada um de nós habita reinos que os outros desconhecem ou que apenas suspeitam; reinos que nós mesmos só conhecemos de maneira fragmentária e caprichosa, meras impressões penduradas ao longo dos dias.  Os relatos narrados neste livro nos mostram estes reinos. Numa simples leitura parecem territórios conhecidos, que freqüentamos no cotidiano, mesmo sendo este cotidiano algo insólito em seus pontos mais pessoais.

 Entrar na intimidade própria e alheia nos depara algumas surpresas. Num plano que sempre está presente no importa se o ignoramos ou o afastamos para simplificar as coisas. Lopez-Ehr coloca em primeiro plano o que nos freqüenta entre a penumbra e essa luz fugitiva que nos deslumbra por alguns momentos, ou por longos períodos.

  Desejos, promessas, insinuações e provocações espreitam a todos os personagens. Todos buscam algo, inclusive se confessam que não há nada a esperar, no máximo um gesto de boa vontade.  Não pense que o autor seja pessimista nem que seus personagens vivam no umbral onde tudo perde seus contornos. Certamente não faz concessões ao ilusionismo  simplório que se impõe no mercado. Também nos transmite o encanto das coisas simples, das emoções que transmite um amanhecer   –esse que está a nossa espera, com a mensagem de outros deuses.

   O que importa num relato é o movimento dos personagens e a riqueza das situações ou cenários em que apresentam seus conflitos  e suas jogadas  para a conquista de seus objetivos. Importa sobretudo a linguagem na qual o poético deve estar pelo menos a título ocasional, propício para limar as asperezas das relações humanas.

                                                                                                      Max Nolden

Foto da capa: Carlos Alberto Bau 

 

Autor - Emilio Romero

Páginas - 270 páginas

 
 
 
 
Deixe o seu comentário